Escalda-pés

domingo, 27 de novembro de 2011

O poder do breuzinho

Breuzinho! Achei um post interessante explicando melhor sobre as qualidades do breuzinho!! 
AMO, indico e vendo incensos de breuzinho!
Nome botânico: Protium heptaphyllum, Burseraceae
Nomes populares: Breu branco, amescla, almecega, breuzinho

Almecega ou breu branco é uma resina exsudada do tronco de árvores deste gênero tipicamente amazônico, sendo P. heptaphyllum a espécie mais estudada.
Ao defumar com o breu a impressão que se tem é que se está dentro da selva amazônica.
O breu é indicado em aulas de yoga, meditação e varias atividades espirituais agindo como limpador astral com sua fumaça perfumosa trazendo saúde, bem estar e harmonização geral.
A resina do breu-branco é utilizada na medicina popular como antiinflamatório, analgésico, cicatrizante, estimulante; utilizado nas obstruções das vias respiratórias, asma, bronquite, tosse e dor de cabeça e de estômago, mau funcionamento do fígado, problemas de memória, anti-stress, auxilia na concentração, na coordenação motora e acalma estados agitados.  Também é empregado como incenso nas igrejas ou ainda como material de calefação de barcos.
Extraída de uma árvore da Floresta Amazônica, a Almécega, esta resina é considerada sagrada para os indígenas e ribeirinhos, carinhosamente chamada de Breuzinho e também conhecida como Breu-Branco. Os índios a utilizam em cerimônias, rituais de cura, para afastar maus espíritos, para problemas físicos e para criar boas energias.
O Breuzinho tem uma propriedade interessante que atua na relação do indivíduo com o seu passado e com os sonhos, muitas pessoas relatam experiências de regressão e sonhos conscientes após a utilização ritualística deste vegetal de poder.
A resina é aromática, rica em componentes como os triterpenos alpha e beta-amyrina, que possuem propriedades analgésicas, anti-inflamatórias e gastro-protetoras, comprovadas cientificamente, através de estudos e pesquisas realizadas pelo Departamento de Fisiologia e Farmacologia, da Universidade Federal do Ceará.
Tem se mostrado bastante eficaz como repelente de mosquitos hematófagos.
Também é usado em fragrâncias para perfumes, sabonetes, cremes, xampus e condicionadores, óleos aromáticos, aromas ambientais, etc. pois possui característica olfativa pungente com notas aromáticas e herbais com fundo entre couro e tabaco.
Conforme informação do Registro de arquivos históricos da Universidade Federal do Rio de Janeiro - FioCruz, o Padre José de Anchieta, ao celebrar sua primeira missa em território brasileiro, utilizou a resina do Breuzinho em seu ritual e a chamou de mirra brasileira. Desta maneira, naquele evento histórico-religioso, esta resina foi consagrada como o aroma esotérico brasileiro e, hoje, o Breuzinho representa para o Brasil o mesmo que o Sândalo representa para Índia.

6 comentários: